Cria Eficiente 21/06/2022

Como fazer a roda girar mais rápido na pecuária de cria?

Como fazer a roda girar mais rápido na pecuária de cria?

No seu ponto de vista qual parâmetro zootécnico você acredita ter mais capacidade de predição da produtividade do seu rebanho? Quais são os pontos que interferem nestes parâmetros que você coloca como importantes? No nosso ponto de vista, o índice de maior impacto seria a velocidade com qual a vaca fica gestante no início da estação de monta.

A pergunta que fica é: Como aumentar esta velocidade?

Temos 2 possibilidades macro: Genética e Meio Ambiente.

Sobre genética destacamos alguns pontos importantes:

A Fertilidade, com certeza é uma característica importante, pois tem alta correlação com lucratividade e impacta as demais de forma direta. É o primeiro grande desafio, emprenhar mais vacas dentro da propriedade. Após a prenhez seguem outros desafios que são a manutenção da gestação, redução de perdas embrionárias e abortos;

A precocidade é Outro ponto muito importante e desafiador, é ter fêmeas emprenhando mais cedo, entre 12 e 14 meses e machos produzindo sêmen de qualidade também antes dos 14 meses. Esta característica está diretamente relacionada com a cria eficiente e com a pecuária de ciclo curto, significa ter um bezerro a mais na vida produtiva de uma vaca;

No quesito velocidade de crescimento, não basta apenas termos o bezerro, para maior produção é preciso um conjunto de característica que possibilitem produzir mais carne em menor tempo;

No acabamento de carcaça, a deposição de gordura subcutânea, conhecido como o acabamento de gordura é muito importante para a qualidade da carne, altamente dependente da genética, nutrição e idade do animal. Também altamente correlacionada com lucratividade;

A habilidade materna é a importante qualidade da vaca. Possui a capacidade de produzir leite para desmamar um bezerro de qualidade e ainda seguir ganhando peso para manutenção das condições fisiológicas e reprodutivas.

Sobre meio ambiente destacamos dois pontos importantes, entre eles estão o manejo nutricional que possui alto impacto na reprodução. A vaca para emprenhar mais cedo na estação de monta depende de solos corrigidos, pastagem em quantidade e de qualidade e com mineralização adequada. Bezerro para desmamar mais pesado depende da habilidade materna, pastagem e quando disponível de suplementação adequada. Produção sustentável tem relação direta com a eficiência do processo, quanto mais eficiente menor é o impacto gerado no meio ambiente.

No manejo reprodutivo a reprodução também está interligada com genética e manejo nutricional. Vaca para emprenhar mais cedo na estação tem que ter genética para fertilidade e precocidade. Bezerro para desmamar mais pesado tem relação direta com genética para velocidade de crescimento e acabamento de carcaça.

Nosso grande objetivo é ter uma cria mais eficiente

Podemos exemplificar a velocidade em que a vaca fica prenha no início da estação de monta nesta sequência, a vaca emprenhar no cedo, para parir no cedo, para desmamar no cedo e emprenhar no momento certo. Como pode ser observado, com a distribuição da prenhez e/ou da parição, teremos a capacidade de predizer se o manejo reprodutivo está otimizado ou não.

Para ter mais vacas gestantes no início de monta, a vaca precisa emprenhar mais cedo, o bezerro nascer mais cedo, desmamar mais pesado, assim a bezerra nascida terá maior chance de tornar-se precoce e o bezerro no mesmo sentido. Concluindo, a estratégia de emprenhar as vacas mais rapidamente, tem repercussão positiva na lucratividade de sua fazenda ao longo do tempo.

Próximos capítulos, discutiremos possíveis estratégias para aumentar esta velocidade.